sexta-feira, 3 de junho de 2011

PRÁTICAS DE LEITURA

ALGUMAS ATIVIDADES DE LEITURA SÃO DESENVOLVIDAS NA PRÁTICA, SEMPRE COM A INTENÇÃO DE AMPLIAR O REPERTÓRIO LITERÁRIO DOS ALUNOS OU ENRIQUECER AQUELE QUE ELES JÁ POSSUEM, DE UMA FORMA MAIS DINÂMICA...LIVRE.

ALGUMAS DESSAS ATIVIDADES ACONTECEM INDIVIDUALMENTE, OUTRAS EM DUPLAS E ALGUMAS EM GRUPO, COMO ESSA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE MEMÓRIA DE PARLENDAS COM OS 1º ANOS.

O EMPRÉSTIMO É DE QUALIDADE QUANDO HÁ VARIEDADE, INÚMERAS OPÇÕES DE ESCOLHA, E, ELE SÓ É PRAZEROSO, QUANDO ESSA ESCOLHA PELO ALUNO É LIVRE, CONFORME SUA PREFERÊNCIA DE LEITURA.

MOMENTOS DE LEITURA POR PRAZER E DE LAZER SE FAZEM NECESSÁRIOS...LER TAMBÉM É SE DIVERTIR.

IDENTIFICANDO CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO GÊNERO EM QUESTÃO: TÍTULO, EDITORA, AUTOR, ANO, EDIÇÃO, NÚMERO, TIPO DE PAPEL, A QUE PÚBLICO É DIRIGIDO, ENTRE OUTRAS INFORMAÇÕES. 

VERIFICANDO SUA ESTRUTURA, DIVISÃO EM SEÇÕES, NÚMERO DE PÁGINAS, TIPO DE REPORTAGENS, ATIVIDADES DE RECREAÇÃO (CAÇA-PALAVRAS, 7 ERROS...).

UMA LEITURA SIMPLES, HISTÓRIAS CURTAS, BASTANTE ILUSTRADAS, COM LETRA BASTÃO MAIÚSCULA, MAIS FÁCIL PARA A COMPREENSÃO.

ATRAVÉS DA LEITURA DE FÁBULAS, APRENDENDO COMO RESPEITAR O COLEGA, COMO DIVIDIR, COMO SER COMPANHEIRO, PACIENTE, ENTRE OUTRAS VIRTUDES.



Com o uso da criatividade, a percepção estética, os alunos ilustraram as histórias e livros lidos, alguns apenas reproduziram aquelas já existentes outros criaram sua própria ilustração.


ATRAVÉS DA LEITURA DE REVISTAS, COMO RECREIO, FEZ-SE A ANÁLISE DO ÍNDICE, RESPONDEU-SE A ADIVINHAS E DESAFIOS, CURIOSIDADES DIVERSAS SERVIRAM DE ENRIQUECIMENTO DA APRENDIZAGEM.


ATRAVÉS DA LEITURA DE LIVROS E HISTÓRIAS, EM DUPLAS PRODUTIVAS, NUMA RODA DE LEITURA, ANALISANDO AS ILUSTRAÇÕES, APRENDENDO A COMPARTILHAR E DIVIDIR, A RESPEITAR O TEMPO DE LEITURA DO COLEGA, E, PRINCIPALMENTE A SOCIALIZAR O CONHECIMENTO.


ATRAVÉS DA LEITURA NO TAPETE, OUVINDO A LEITURA REALIZADA PELA PROFESSORA, DISCUTINDO SOBRE O QUE FOI LIDO, DE FORMA DESCONTRAÍDA E DIFERENCIADA, APROVEITANDO PARA APROXIMARMOS UM DO OUTRO, COM MUITO RESPEITO E AMOR.

Um comentário:

  1. PROFª LÍGIA (Sala de Leitura)4 de setembro de 2011 às 22:26

    AS ATIVIDADES AQUI RELACIONADAS ENRIQUECERAM E FACILITARAM MUITO O TRABALHO COM LEITURA NO 1º SEMESTRE, PRINCIPALMENTE COM OS PEQUENOS (1º E 2º ANOS).

    ESPERO COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA NOVAMENTE, ASSIM QUE O ACERVO SEJA RENOVADO (REVISTAS, GIBIS, COLEÇÕES, JORNAIS, LIVROS).

    E ACEITO SUGESTÕES DOS REGENTES PARA OUTRAS ATIVIDADES.

    ResponderExcluir