sexta-feira, 20 de maio de 2011

DEFINIÇÕES

NOÇÕES
= atribuição de significados ao texto
= estratégias facilitadoras da leitura
= informações declaradas no texto (explícitas) / leitura das linhas
= informações subentendidas no texto (implícitas) / leitura das entrelinhas
= participação do leitor (fundamental)
= confrontar informações obtidas na leitura com conhecimentos prévios (importante)

IMPORTÂNCIA
= leitura a todo momento (livro, revista, jornal, placa, bula, conta ...)
= fonte de aprendizagem
= fonte de informação
= fonte de lazer
= habilidade de escutar (sabedoria importante)
= bom leitor (prática constante da leitura)

MODOS
= global : leitor lê o texto todo, relaciona ideias e constrói sentidos para o que leu ( apreensão geral das informações )
= tópica : leitor identifica no texto informações pontuais que lhe interessam, busca de determinadas informações ( ex.: dicionário )
= item a item : leitor realiza uma leitura passo a passo, seguindo instruções que apresentam uma sequência ( ex.: receita culinária )
= seletiva : leitor seleciona o que é relevante para manter-se bem informado, por lazer, necessidade do dia-a-dia ou curiosidade ( notícias / anúncios / reportagens / programações culturais e esportivas /  classificados / coluna social )
= de revisão : leitor inspeciona minuciosamente o texto corrigindo falhas

OBJETIVOS 
= do ambiente ... para responder às necessidades de comunicação com as demais pessoas de convívio ( placas / sinais / avisos )
= para informação ... para solucionar dúvidas, obter respostas imediatas ou para conhecer costumes (dicionário / lista telefônica / bulas de remédio)
= para lazer ... para ocupar o tempo agradavelmente por escolha própria e conforme gosto pessoal  ( romance / ficção / aventura )
= para estudo ... para a construção dos sentidos do texto,  refletir e ajudar nas demais leituras  ( disciplinas escolares ex.: Língua Portuguesa )
= leitura pretexto ... coletar e reunir informações sobre um assunto para produzir outro texto ( matéria jornalística )

LEITOR CRÍTICO
= faz perguntas procurando pistas que o levem à compreensão
= cria hipóteses antecipando acontecimentos
= completa informações dadas com o conhecimento que tem, fazendo inferência
= reconstrói o texto fazendo críticas e reflexões sobre o conteúdo
= descobre intenções do autor (possíveis)
= lê de maneira eficiente tendo uma noção de leitura, sabendo da sua importância, com a clareza do seu objetivo, colocando em prática modos, procedimentos e estratégias de leitura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário