= atribuição de significados ao texto
= estratégias facilitadoras da leitura
= informações declaradas no texto (explícitas) / leitura das linhas
= informações subentendidas no texto (implícitas) / leitura das entrelinhas
= participação do leitor (fundamental)
= confrontar informações obtidas na leitura com conhecimentos prévios (importante)
= leitura a todo momento (livro, revista, jornal, placa, bula, conta ...)
= fonte de aprendizagem
= fonte de informação
= fonte de lazer
= habilidade de escutar (sabedoria importante)
= bom leitor (prática constante da leitura)
MODOS
= global : leitor lê o texto todo, relaciona ideias e constrói sentidos para o que leu ( apreensão geral das informações )
= item a item : leitor realiza uma leitura passo a passo, seguindo instruções que apresentam uma sequência ( ex.: receita culinária )
= seletiva : leitor seleciona o que é relevante para manter-se bem informado, por lazer, necessidade do dia-a-dia ou curiosidade ( notícias / anúncios / reportagens / programações culturais e esportivas / classificados / coluna social )
= de revisão : leitor inspeciona minuciosamente o texto corrigindo falhas
OBJETIVOS
= do ambiente ... para responder às necessidades de comunicação com as demais pessoas de convívio ( placas / sinais / avisos )
= para lazer ... para ocupar o tempo agradavelmente por escolha própria e conforme gosto pessoal ( romance / ficção / aventura )
= para estudo ... para a construção dos sentidos do texto, refletir e ajudar nas demais leituras ( disciplinas escolares ex.: Língua Portuguesa )
= leitura pretexto ... coletar e reunir informações sobre um assunto para produzir outro texto ( matéria jornalística )
LEITOR CRÍTICO
= faz perguntas procurando pistas que o levem à compreensão
= cria hipóteses antecipando acontecimentos
= reconstrói o texto fazendo críticas e reflexões sobre o conteúdo
= descobre intenções do autor (possíveis)
= lê de maneira eficiente tendo uma noção de leitura, sabendo da sua importância, com a clareza do seu objetivo, colocando em prática modos , procedimentos e estratégias de leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário