sábado, 14 de maio de 2011

CANTINHO DA LEITURA


Disciplinas: 
Port / Art / Hist / Geo / Mat        Ed. Física / Cien / Inf / Leit

Público Alvo:
Alunos Do Ens. Fund. – Ciclo I

 Objetivos:
Mostrar aos alunos o valor da leitura e o prazer que ela pode trazer, criando neles o hábito de ler e estimulando a criatividade, além de lhes proporcionar entretenimento, transformando-os em leitores competentes através da ampliação da concepção de mundo e do desenvolvimento do senso crítico que possuem. Incentivar e atrair os alunos para a leitura, através de textos diversos e lúdicos; possibilitando a eles o avanço na comunicação e compreensão textual e o aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade e da percepção da realidade. 

Habilidades:
Que os alunos relacionem textos aos seus contextos e suportes através da leitura, estabelecendo conexões entre eles e seus conhecimentos prévios. Que infiram sentido de palavras ou expressões, informações pressupostas ou subentendidas nos textos a partir dos contextos. Que estabeleçam relações entre imagens e corpos dos textos, analisando e refletindo sobre as línguas e as linguagens. Que comparem versões de um mesmo assunto, comentando e justificando opiniões. Que recuperem informações nos textos e troquem impressões sobre eles.

Conteúdos:
Leitura de diversos gêneros, modalidades e linguagens textuais (notícia, reportagem, conto tradicional e de humor, canção, artigo de divulgação científica, história em quadrinhos, tira, piada, cordel, charge, crônica, mito e lenda, poesia, fábula). Análise de variadas imagens (fotos, ilustrações, gráficos, tabelas, telas, quadros e pinturas) e de recursos expressivos e gráficos       (linguagem     figurada,     conotação, variação linguística, balões, onomatopéias, efeitos especiais em fontes). Apropriação de fonética e léxico (diferentes pronúncias e empregos de palavras).

Metodologia:
Com a utilização de materiais artísticos, montagem de mural por meio de colagens de recortes de suportes variados (livros, revistas, periódicos, jornais, entre outros), para que os alunos analisem, reflitam e debatam sobre os conteúdos lidos. 

Avaliação:
Dar-se-á de maneira informal, através das impressões e opiniões apresentadas pelos educadores e alunos, utilizando os conhecimentos adquiridos através do exercício e reflexão sobre a língua.


“A leitura é o caminho
para a educação e melhoria do país!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário