terça-feira, 1 de maio de 2012

CULTURA INDÍGENA

NO MÊS DE ABRIL, OS MEMBROS DO CLUBE SE REUNIRAM NA SALA DE LEITURA, PARA LER, CONHECER E DISCUTIR ACERCA DA CULTURA INDÍGENA, POR  MEIO DE ALGUNS DOS SEGUINTES LIVROS:


 ... EM UM MAR DE HISTÓRIAS:

 A SALA DE LEITURA FOI ORGANIZADA DE FORMA DIFERENCIADA, PARA RECEBER OS ALUNOS PARA OS ESTUDOS DO CLUBE DE LEITURA, COM UM PAINEL TEMÁTICO (COSTUMES, CRENÇAS, ALIMENTAÇÃO, CULTIVO, PESCA, CAÇA, RELIGIOSIDADE, RITUAIS, EDUCAÇÃO, ARTESANATO, FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS MUSICAIS, CONVÍVIO COM A NATUREZA E OS ANIMAIS).

POSTERIORMENTE, INICIAMOS UMA RODA DE CONVERSA, SONDANDO O TEMA DO MÊS E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DESSA TEMÁTICA. ENTÃO PASSAMOS A ESCOLHA DOS LIVROS PARA LEITURA E ANÁLISE. E TAMBÉM, DOS PERTENCES PARA REALIZAR AS TAREFAS.



FINALIZAMOS O DIA COM A AUDIÇÃO DO MITO INDÍGENA "O JURUPARI", PRESENTE NO LIVRO E NO CD-ENCARTE DE MITOS - O FOLCLORE DO MESTRE ANDRÉ, DE MARCELO XAVIER:
"O JURUPARI É UM ÍNDIO DIFERENTE, SOLTA FLECHAS DE SUA MÃO E RAIOS SOLARES DO PEITO. UM DIA ELE ORDENOU QUE TODOS FICASSEM SEM COMER E BEBER POR UM CERTO TEMPO. ALGUMAS CRIANÇAS NÃO AGUENTARAM E MORRERAM. O JURUPARI QUIS MATAR O PAJÉ POR ISSO, MAS O PAJÉ O JOGOU NA FOGUEIRA. DIZ A LENDA QUE ELE PROCURAVA UMA NOIVA PARA O SOL..."
NESTE DIA, DE 13 PARTICIPANTES ESTAVAM PRESENTES 9, UMA BOA FREQUÊNCIA.

SURGIRAM VÁRIAS SITUAÇÕES DE INTERCÂMBIO ORAL, SOBRE O DIA DO ÍNDIO (19 DE ABRIL) E PRINCIPALMENTE SOBRE A SUA SITUAÇÃO NO MOMENTO E NO BRASIL.

REGISTRAMOS TUDO NOS DIÁRIOS DE LEITURA E COM MUITA FOTO.

REVISAMOS OS REGISTROS ANTERIORES, FAZENDO AS DEVIDAS CORREÇÕES.
CADA MEMBRO LEVOU SUA LEMBRANÇA E FEZ UM LANCHINHO NA SAÍDA. 
RELACIONANDO A CULTURA INDÍGENA À NOSSA ATUAL,
PODEMOS PERCEBER O QUANTO TEMOS DO ÍNDIO NO NOSSO DIA-A-DIA,
E, O QUANTO AINDA TEMOS QUE APRENDER COM ELES,
COMO A CONVIVER PACIFICA E RESPEITOSAMENTE COM OS ANIMAIS E A NATUREZA,
SABER TIRAR PROVEITO DO QUE AMBOS NOS OFERECEM,
E ACIMA DE TUDO, A LHE DAR COM O DIFERENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário