sexta-feira, 4 de março de 2011

ESPAÇO PRIVILEGIADO

Criadas há mais de 30 anos, as Salas de Leitura das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) constituem um espaço privilegiado para a formação de alunos leitores, a partir da compreensão de que a leitura, além de informar e de ajudar na construção de conhecimento acerca do mundo, pode ser fonte de prazer.

Nessas salas, sob a coordenação de um professor orientador especialmente designado para esta função, são desenvolvidas atividades de leitura articuladas com a proposta pedagógica das salas de aulas regulares e com o projeto pedagógico da escola.

O propósito é inserir os alunos na cultura escrita, por meio do contato com os diferentes gêneros de textos presentes em seu cotidiano.

O acervo inicial oferecido pela Secretaria conta com 500 títulos, e é organizado para favorecer o desenvolvimento das diferentes atividades de leitura e de escrita.

O papel da escola é fundamental no processo de formação de um usuário crítico e reflexivo do mundo letrado. Quem melhor que os professores para promover este saber, servindo de referência de leitor para os seus alunos?

Entre as atividades desenvolvidas nesses espaços, destacam-se:

·         Leitura em voz alta pelo professor de textos dos diversos gêneros. O objetivo é apresentar diferentes autores e estilos que, por meio de seus escritos, são capazes de fazer rir, emocionar, inquietar, criar suspense etc.;

·         Leitura compartilhada de textos, realizada por professores e alunos. Neste caso, o professor seleciona textos que os alunos teriam mais dificuldade de ler sozinhos e serve de mediador entre o livro e o leitor;

·         Roda de leitura de livros de literatura, jornais e revistas, textos científicos e instrucionais, nas quais os alunos são incitados a ler com propósitos definidos e depois a compartilhar as impressões sobre o que leram. O confronto de idéias a partir das leituras feitas promove a capacidade de argumentação e a consideração de diferentes pontos de vista;

·         Seleção de títulos pelo próprio aluno, com base em seus interesses pessoais e em seus conhecimentos prévios. Neste caso, o aluno tem ampla liberdade de ler o que escolheu ou de descartar o livro.

·         Pesquisas para o aprofundamento de estudos de assuntos específicos;

·         Empréstimos de livros variados para a leitura fora do espaço escolar, de forma que também as famílias tenham acesso aos diferentes títulos e compartilhem com seus filhos dos benefícios da leitura.

A finalidade principal das Salas de Leitura da Rede Municipal de Ensino é atender a uma emergência social contemporânea – formar leitores qualificados com condições de compreender e atuar com competência no mundo em que vivem. Nessa perspectiva, ler com autonomia é condição de cidadania e garantia de aprendizagem permanente.

2 comentários:

  1. Profª LÍGIA (Sala de Leitura)2 de setembro de 2011 às 13:19

    ESSE ESPAÇO É PRIVILEGIADO POR PROPORCIONAR AOS ALUNOS UM MOMENTO DE DESCOBERTA, DE DESBRAVAR MUNDOS, ATRAVÉS DAS LEITURAS DE LIVROS REALIZADAS NAS AULAS DE SALA DE LEITURA OU EM CASA COM A FAMÍLIA.

    DEVEMOS ENTÃO, APROVEITAR O MÁXIMO ESSE ESPAÇO.

    ResponderExcluir
  2. Profª Simone Pereira ( sala de informática )2 de setembro de 2011 às 13:31

    NO MEU ENTENDIMENTO, A SALA DE LEITURA É IMPORTANTÍSSIMA PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES, A SALA DE INFORMÁTICA PROCURA SEMPRE QUE POSSÍVEL, TRABALHAR COMPLEMENTANDO ESSA FORMAÇÃO, ATRAVÉS DAS TIC(TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO).

    DAREMOS CONTINUIDADE A ESSA PRÁTICA,PARA QUE AMBAS AS AULAS ENRIQUEÇAM CADA VEZ MAIS AS AULAS DOS REGENTES DAS TURMAS!

    ResponderExcluir