domingo, 20 de novembro de 2011

IMPRESSÕES E OPINIÕES



TÍTULO
A VIDA EM SOCIEDADE
AUTOR
PIERRE VERGER
EDITORA:
COMPANHIA EDITORA NACIONAL



(JOSÉ - 3º G) 

"Gostei do livro por ter pequenos textos, na maioria explicativos das fotos, muitas relacionadas a uma região do Brasil e um período, nelas Pierre Verger mostra diferentes aspectos da vida africana, a beleza cultural e a força de sua influência, através da música, da dança, da comida, das roupas, das artes, dos costumes. O fotógrafo olha o mundo, aprofunda relações e aproxima África e Brasil, descobrindo nossas origens."
------------------------------------------------------------------------------------------------



TÍTULO
CHICO REI
AUTOR
RENATO LIMA
EDITORA:
PAULUS




(EMILY - 3º A)
    
"Amei o livro, fiquei sem palavras, pois ele conta brevemente a trajetória de escravos e sua busca pela própria libertação. Além disso, fala de costumes e hábitos africanos mantidos pelos escravos e que se preservam até hoje no Brasil. A mistura de elementos da cultura africana, a cultura trazida pelos europeus, inclusive no aspecto religioso, originou um jeito bem próprio de viver do povo brasileiro."


(MATHEUS MOREIRA - 4º B)
    
"Uma rica narrativa que reconta a vida de Chico Rei, lendário rei de uma tribo africana trazido ao Brasil na condição de escravo e que depois consegue sua alforria e inicia o movimento das congadas em Minas Gerais. Gostei muito do livro por falar dos africanos em diversos lugares (na cidade, na cachoeira, etc) e, por causa das ilustrações, algumas fotos parecem pessoas reais e os desenhos parecem ser adesivos."

(BRENDA - 3º B)
    
"De uma simples brincadeira no quintal, surgiu um mundo novo... Esse livro conta a história de um grande guerreiro, que veio de uma terra distante e lutou muito para libertar o seu povo. Mas a sua luta foi travada de uma forma toda especial, pois esse grande guerreiro usou o “CONHECIMENTO. Gostei deste livro por falar de culturas, raças, mitos, e, principalmente do respeito às diferenças."



-----------------------------------------------------------------------------------------------




TÍTULO
HISTÓRIAS DA ÁFRICA
AUTORA
GCINA MHLOPHE
EDITORA:
PAULINAS




(RODRIGO - 3º C) 
    
"Eu gostei do livro por falar muito dos animais, e principalmente da história "Jabulani e o Leão" . Ela conta sobre um menino Jabulani que faz um acordo com um leão  que estava preso a uma armadilha morrendo, caso o menino o libertasse, o leão se tornaria amigo dele e não o comeria, o leão concordou, mas os animais tem instintos naturais, quando sentem fome e sede... O que será que aconteceu com Jabulani? Leia você também e descubra, eu já sei !!!!

(GABRIELA - 3º G)
    
"Achei legal a história "O Leão e Seu Telhado de Sapé". Ela fala do leão "rei dos animais", que não aceitava viver como os demais,  e resolve construir uma casa com telhado de sapé. Surge uma lebre se oferecendo para terminar o telhado, mas que veio atrás do cheiro da refeição deliciosa que o leão havia preparado. Como será que termina esta história? Será que a lebre ajuda o leão ou come sua refeição? E o leão como será que reage a tudo?  Descubra com a leitura deste fascinante livro."

(LINCON - 3º A)
                    
"Achei muito legal e interessante a história "Como a Tartaruga Conseguiu Ser Respeitada", pois ela fala de uma tartaruga que usa sua inteligência, esperteza e uma machadinha,  para vencer uma enorme criatura (um dragão ou dinossauro), e que queria devorar todos os animais, e ocupar o lugar em que eles estavam vivendo. Quer saber mais detalhes, então leia essa história do início ao fim, você vai adorar."

------------------------------------------------------------------------------------------------




TÍTULO
A SEMENTE QUE VEIO DA ÁFRICA
AUTORA
HELOISA PIRES LIMA
EDITORA:
SALAMANDRA





(WALESKA - 4º A)
    
"Gostei da história "A Mesma Árvore e Seus Muitos Nomes". Ela trata do embondeiro ou baobá, uma árvore conhecida cientificamente por adansônia. Na África, considerada como "a árvore da palavra", ela existe em todo o continente, recebendo nomes diferentes em cada país. É a mais generosa, tudo nela se aproveita (sementes, frutas, tronco, fibras, flores)." 


(JAINI - 3º F)

"Gostei da história "Nyelete e o Embondeiro", que é uma fábula de Moçambique. Ela trata de uma menina Nyelete, que não sabia muita coisa sobre os embondeiros, e, que visitou os avós nas férias, ansiosa por conhecer o lugar onde seus pais haviam nascido e de que tanto falavam. Ao chegar a seu destino, a menina se surpreende, descobre um pedaço do mundo muito lindo, e, aprende coisas fantásticas sobre o lugar.
Leia e descubra junto com Nyelete essas maravilhas." 

(ANA PAULA - 3º D)

"Achei legal e interessante a história "O Baobá e Eu", que se passa em aldeias dos avós paternos e maternos de um menino e seus irmãos, na Costa do Marfim. Fala das descobertas em férias aventureiras, nas quais essas crianças conheciam tradições, ensinamentos da vida, sabedoria por meio da palavra, de contos e lendas,  passadas através dos antepassados e carregadas de profundo sentido, sempre contadas sob o baobá "a árvore da palavra", árvore imponente, com braços levantados na direção dos céus, parecendo implorar algo para o divino. Ao ler essa história, dá até vontade de entrar nela, para entendê-la melhor."

------------------------------------------------------------------------------------------------


TÍTULO
O CHAMADO DE SOSU
AUTOR
MESHACK ASARE
EDITORA:
SM





(JOSUÉ - 3º D)

"Achei muito bom o livro, pois fala de um menino que para salvar seu povo supera sua deficiência. O livro fala de Sosu, um menino que percebe o início de uma tempestade que pode destruir a aldeia onde vive, no oeste da África. Aflito sem poder andar, resolve avisar seu povo do perigo com o toque do tam-tam. Mas para chegar até o instrumento, Sosu precisa enfrentar o temporal.
Será que o vilarejo vai ser salvo?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------


TÍTULO
LENDAS DA ÁFRICA
AUTOR
JÚLIO EMÍLIO BRAZ
EDITORA:
BERTRAND BRASIL





(RIKELVEM - 3º B)

"Escolhi a história "Por que os Gatos Matam os Ratos", por querer saber o porquê dessa perseguição. Nela, o rato tem uma paixão não correspondida pela gata, que ao ser sem querer prejudicada por ele, passa a persegui-lo, querendo com raiva, matar e comer o rato, por pura vingança. Descubra os detalhes dessa história lendo-a por inteiro."


------------------------------------------------------------------------------------------------


TÍTULO
OUTROS CONTOS AFRICANOS
AUTOR
ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA
EDITORA:
PAULINAS





(LÍGIA - PROFª ORIENTADORA DE SALA DE LEITURA)
   
"Me emocionei mais com o reconto "Por que a Galinha-D'Angola tem Pintas Brancas?" Uma história linda, que se passa nas savanas
ao sul da África, durante uma seca provocada pelo sol escaldante, e em que um elefante afugenta a nuvem "Dona das Águas", e a galinha-d'angola suplica seu retorno. A história explica as pintas brancas da galinha-d'angola, recebidas de presente pela Dona das Águas, através das gotas da chuva, em retribuição a sua perseverança e modo respeitoso."


------------------------------------------------------------------------------------------------

As histórias africanas contadas para as crianças,
além de divertir, tem a função de educar,
seja para respeitar os mais velhos,
seja para seguir costumes tradicionais
ou para enfatizar a força da inteligência,
entre outros valores e ensinamentos.

sábado, 19 de novembro de 2011

8º ENCONTRO DO CLUBE

em 18/11/2011, na sala de informática às 12h00, os participantes do clube de leitura reuniram-se, com muita descontração, mas sem a mesma organização, pois o espaço está recebendo uma turma para ter aula no horário regular.










a participação não foi tão boa (talvez por ser semana com feriado prolongado), dos 23 participantes estavam presentes 15 (14 alunos e 1 professora orientadora de sala de leitura - posl).


a abertura com agradecimento pela presença foi feita pela posl lígia, que iniciou o encontro com uma roda de conversa sobre as impressões e opiniões dos integrantes do clube em torno do livro escolhido, dando-lhes apoio nas suas colocações.

















CADA PARTICIPANTE FALOU SOBRE A PARTE DO LIVRO QUE MAIS LHE CHAMOU A ATENÇÃO, O QUE FOI APRENDIDO DA CULTURA AFRICANA E O QUE TEMOS PRESENTE JÁ EMBUTIDA NA NOSSA CULTURA E O MOTIVO DE SUA ESCOLHA, OPINANDO, RESPONDENDO AS INDAGAÇÕES DA ORIENTAÇÃO-ROTEIRO.

 
 


 

O ENCERRAMENTO DESSE ENCONTRO OCORREU COM O AGRADECIMENTO DA POSL LÍGIA PELA PARTICIPAÇÃO, COM A AUDIÇÃO DA OPINIÃO DOS INTEGRANTES SOBRE O ENCONTRO E EM COMUM ACORDO COM A COORDENAÇÃO E DIREÇÃO, O PRÓXIMO ENCONTRO 02/12/2011 SERÁ O ENCERRAMENTO, DEVIDO A REFORMA E FALTA DE ESPAÇO FÍSICO, COM UMA FESTA SINGELA, ACOMPANHAMENTO DE TUDO QUE FOI FEITO NO CLUBE, E, AUDIÇÃO E VISUALIZAÇÃO DAS MÚSICAS E CANTIGAS, QUE SERIA O PRÓXIMO TEMA.

 








NA SAÍDA, OS PARTICIPANTES LEVARAM CADA UM UMA DOCE LEMBRANÇA. E, A PRESENÇA DOS ALUNOS FOI NOVAMENTE CONFIRMADA COM O CARIMBO E ASSINATURA DOS CRACHÁS.

ESSE 8º ENCONTRO FOI DE MUITO APRENDIZADO, POIS FALAR SOBRE UMA OUTRA CULTURA É SEMPRE ENRIQUECEDOR, MAS NÃO TÃO FÁCIL DE SE DISCUTIR.  TODOS SAIRAM DELE REFLETINDO, COMO TANTAS COISAS FORAM POR NÓS INTERNALIZADAS (RELIGIÃO, VESTUÁRIO, CULINÁRIA, DANÇAS, MÚSICAS, ENTRE OUTRAS).

COMO PIERRE VERGER MESMO COLOCOU BEM, 
DEVEMOS OLHAR A ÁFRICA E VER O BRASIL!!! 

sábado, 12 de novembro de 2011

7º ENCONTRO DO CLUBE

EM 11/11/2011, NA SALA DE INFORMÁTICA ÀS 12H00, OS PARTICIPANTES DO CLUBE DE LEITURA REUNIRAM-SE PARA O 7º ENCONTRO, COM MUITA DESCONTRAÇÃO E A MESMA ORGANIZAÇÃO DIFERENCIADA, CADEIRAS DISPOSTAS EM CÍRCULO E UM JARDIM AFRICANO. nO FUNDO DA SALA, 1 MESA FORRADA COM TOALHA E SOBRE ELA A CESTA COM AS LEMBRANÇAS DESSE ENCONTRO.
 

NO CENTRO DA SALA, UM TNT VERDE REPRESENTANDO UM JARDIM, COM OS LIVROS ACERCA DO TEMA DO ENCONTRO "ÁFRICA". AS CADEIRAS FORAM DISPOSTAS EM CÍRCULO AO REDOR DOS SEGUINTES LIVROS PARA A ESCOLHA: 


·    “A VIDA EM SOCIEDADE”, DE PIERRE VERGER
·    “ARTE AFRICANA”, DE HILDEGARD FEIST
·    “CHICO REI”, DE RENATO LIMA
·    “HISTÓRIAS DA ÁFRICA”, DE GCINA MHLOPHE
·    “A SEMENTE QUE VEIO DA ÁFRICA”, DE HELOISA PIRES LIMA
·    “O CHAMADO DE SOSU”, DE MESHACK ASARE
·    “NINA ÁFRICA”, DE LENICE E CLAYSON GOMES/ ARLENE HOLANDA 
·    “LENDAS DA ÁFRICA”, DE JULIO EMILIO BRAZ
·    “OUTROS CONTOS AFRICANOS”, DE ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA


A ABERTURA COM AGRADECIMENTO PELA PRESENÇA FOI FEITA PELA POSL LÍGIA, QUE INICIOU O ENCONTRO COM UMA RODA DE CONVERSA SOBRE O TEMA DO ENCONTRO "ÁFRICA" (CONHECIMENTOS PRÉVIOS) E ANÁLISE DOS LIVROS. 



PASSAMOS À ESCOLHA DOS LIVROS QUE SERÃO LIDOS, CONVERSAMOS SOBRE AS IMPRESSÕES E OPINIÕES DOS INTEGRANTES DO CLUBE EM TORNO DOS LIVROS ESCOLHIDOS, DANDO-LHES APOIO NAS SUAS COLOCAÇÕES.  E, POSTERIORMENTE, FORAM DADAS PELA POSL ORIENTAÇÕES EM TORNO DO PREENCHIMENTO DA FICHA DE ANÁLISE LITERÁRIA, COMPLEMENTADA COM A ANÁLISE DA ORIENTAÇÃO-ROTEIRO PARA O PRÓXIMO ENCONTRO (18/11/2011). 










A PARTICIPAÇÃO FOI MUITO BOA, POIS DOS 23 PARTICIPANTES ESTAVAM PRESENTES 18 (16 ALUNOS, 1 COORDENADORA, 1 PROFESSORA ORIENTADORA DE SALA DE LEITURA - POSL).










O ENCERRAMENTO DESSE ENCONTRO OCORREU COM O AGRADECIMENTO DA POSL LÍGIA PELA PARTICIPAÇÃO, A AUDIÇÃO DAS OPINIÕES DOS INTEGRANTES SOBRE AS ATIVIDADES DO ENCONTRO E COM O CARIMBO E ASSINATURA DOS CRACHÁS CONFIRMANDO A PRESENÇA DOS ALUNOS.

 








 


NA SAÍDA, OS PARTICIPANTES LEVARAM UMA DOCE LEMBRANÇA.
ESSE 7º ENCONTRO FOI MUITO RICO, POIS AS LEITURAS IRÃO TORNAR POSSÍVEL A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, PRINCIPALMENTE SOBRE UMA CULTURA TÃO PRESENTE NO NOSSO PAÍS.