sexta-feira, 29 de julho de 2011

PRÉ-SELEÇÃO

EM JULHO/2011, NA VOLTA DO RECESSO, FORAM SELECIONADOS 09 ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR DOS 3º E 4º ANOS (UM DE CADA TURMA), PELOS PROFESSORES REGENTES DE SALA (ESTHER - 3º A, SUZETE - 3º B, LILIANE - 3º C, HENRIQUE - 3º D, LILIAN - 3º E, JULIA - 3º F, NELI - 4º A e JULIANE - 4º B)  JUNTO COM A PROFESSORA ORIENTADORA DE SALA DE LEITURA (LÍGIA) E AS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS (ELIZA e ROSANA). 
E O CONVITE SE ESTENDEU AOS PROFESSORES E DEMAIS EDUCADORES DA ESCOLA.

APÓS UMA RODA DE CONVERSA COM OS ALUNOS, EXPLICANDO O PROPÓSITO DO CLUBE, FORAM ENTREGUES A ELES DOIS DOCUMENTOS _ AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO, POIS OS ENCONTROS OCORRERÃO FORA DO HORÁRIO DE ESTUDO E DECLARAÇÃO DE USO DE IMAGEM, PARA PODER REGISTRAR COM FOTOS E VÍDEOS ESSAS REUNIÕES.   














AO RECOLHER OS DOCUMENTOS, DEVIDAMENTE ASSINADOS PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS, FORAM ENTREGUES AOS ALUNOS UM CRACHÁ COM A IDENTIFICAÇÃO DOS MESMOS E AS POSSÍVEIS DATAS DOS ENCONTROS QUINZENAIS DO CLUBE, QUE SERÃO CARIMBADAS, CONFIRMANDO A PRESENÇA DOS ALUNOS, E, UM CONVITE PARA O 1º ENCONTRO.













É DE DESEJO DE TODOS QUE MAIS ESSE PROJETO DÊ CERTO E SEJA COM O TEMPO AMPLIADO, COM MAIS PARTICIPANTES, NÃO SÓ ALUNOS, MAS COM TODA A COMUNIDADE ESCOLAR ENVOLVIDA.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

CLUBE DE LEITURA


¨ Objetivos:

- Incentivar o hábito e o gosto pela leitura
- Socializar a leitura
- Compartilhar experiências
- Proporcionar momentos de reflexão sobre a literatura e o mundo
- Desenvolver a competência leitora através da literatura, das leituras e dos diálogos

¨ Habilidades Sociais Necessárias nos Encontros:

- Saber ouvir
- Não interromper quem está lendo ou falando
- Aguardar a vez de falar
- Aceitar ideias diferentes das suas
- Discordar construtivamente, saber argumentar
- Permanecer focado no tema em discussão
- Assumir responsabilidades no grupo

¨ Estratégias Cognitivas de Leitura:

- Construir imagens enquanto lê
- Conectar o texto lido com sua própria experiência, com outras leituras e eventos ocorridos no mundo
- Questionar o texto, o autor e as personagens
- Interpretar, levantar hipóteses, elaborar conclusões
- Avaliar, criticar, fazer julgamentos
- Analisar a estrutura do texto, sua linguagem, estilo, tema e o ponto de vista do autor
- Recordar o que leu e fazer uma síntese

¨ Diário de Leitura:

- Anotar observações sobre a leitura
- Registrar as discussões, reflexões e questões levantadas pelo grupo

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O QUE É UM CLUBE DE LEITURA ?

É constituído por um grupo que combina ler um mesmo livro e que se encontra regularmente para trocar ideias e impressões sobre o que estão lendo.

leonardo boff:
 
“Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual É a sua visão de mundo. Isto faz da leitura sempre uma releitura. [...] Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor”.
 

um momento rico em
cultura, conhecimento e aprendizado.