Base de dados - Período de realização: Novembro / Dezembro 2010
Objetivo
ê avaliar o gosto pela leitura, onde se dá essa prática, o tipo preferencial dos alunos; se sua prática é uma questão de gênero e faixa etária, conforme ano/ciclo;
ê contribuir na elaboração de propostas para a Sala de Leitura, inseridas no Projeto Pedagógico da UE;
ê contribuir na elaboração dos planos de trabalho de Leitura com foco em aprendizagens que contribuam para o desenvolvimento de comportamento leitor dos alunos.
A filtragem dos dados na planilha eletrônica possibilita, dentre outros itens, avaliar:
ê o resultado individual ou da classe do nº de alunos em relação aos itens propostos; ê a escolha de modalidades escritas/orais que possam despertar o interesse pela leitura dos diversos gêneros e esferas de circulação de acordo com cada ano/ciclo;
ê se a modalidade escrita/oral a ser trabalhada envolve toda a sala ou um pequeno grupo de alunos;
ê a necessidade de orientação individualizada ao aluno;
ê o perfil das sala em relação às outras;
ê o perfil da escola;
ê reavaliar o plano de trabalho por Ciclo, por ano do ciclo;
ê outros...
Observação:
Um dado relevante para a análise dos dados do diagnóstico foi o nível baixo da proficiência leitora em algumas séries, o que dificulta o acesso ao acervo e impossibilita a participação de alguns alunos nas aulas da sala de leitura, inclusive o interesse pelo empréstimo de livros.
Metas baseadas nos dados coletados
ELEVAR de 10 a 25%
A PROFICIÊNCIA LEITORA DOS ALUNOS
Etapas:
1. RODA DE CONVERSA
· Refletindo sobre o quanto o aluno gosta de ler, o melhor lugar para se praticar a leitura e a preferência de leitura do aluno da nossa escola, elaborei as seguintes questões com opções de respostas como roteiro de entrevista;
Você gosta de ler? | Onde você | O que você mais gosta de ler? |
M = MUITO P = POUCO N G = NÃO GOSTO N S = NÃO SEI LER |
E = NA ESCOLA C = EM CASA
| L = LIVROS R = REVISTAS J = JORNAIS G = GIBIS O = OUTROS |
● A partir das respostas coletas, devidamente anotadas em tabelas individuais de cada ano/ciclo impressas, posteriormente levamos os dados para montar no Excel uma planilha.
● Dessa forma a pesquisa pode ser realizada com a maioria dos alunos, obtendo um resultado mais próximo da realidade para ser apresentado no Projeto Pedagógico da UE.
2. ANOTAÇÕES DOS DADOS COLETADO
● Fiz as questões relacionadas anteriormente para os alunos, e anotei nas planilhas a seguir:
Nº | NOME | M | P | NG | NS |
| E | C | O |
| L | R | J | G | O |
1 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
7 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
8 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
9 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
10 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
11 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
12 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
13 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
14 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
15 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
16 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
17 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
18 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
| ENTREVISTADOS = | 0 | 0 | 0 | 0 |
| 0 | 0 | 0 |
| 0 | 0 | 0 | 0 | 0 |
3.APRESENTANDO OS DADOS ESTATÍSTICOS GERAIS
● Agora com todos os dados no Excel, apresento os resultados por meio de gráficos gerados no próprio Excel.
4.CONCLUSÃO
Agora com todos os dados no Excel, apresento os resultados constatando o seguinte:
● dos 295 alunos entrevistados apenas 4% não gostam de ler e 12% não sabem ler, enquanto 20% gostam pouco de ler e 64% gostam muito de ler;
● desse mesmo total de alunos entrevistados 46% lêem mais na escola e 54% lêem mais em casa;
● quanto ao gosto pela leitura dos alunos entrevistados 4% preferem a leitura de jornais, 4% a leitura de revistas, 39% a leitura de livros e 53% dão preferência aos gibis.
Com todos os dados formalizados, concluo que os referidos alunos necessitam de mais acesso a livros voltados a esfera literária, podendo essa carência ser suprida com a circulação do acervo da sala de leitura através de empréstimos e de leituras dirigidas pelo Professor Orientador de Sala de Leitura (POSL).