sexta-feira, 25 de março de 2011

REGRAS DE CONVIVÊNCIA

NO INÍCIO DAS AULAS DO ANO LETIVO DE 2011, OS ALUNOS JUNTO COM A POSL LÍGIA, ESTABELECERAM ALGUMAS NORMAS DE FUNCIONAMENTO PARA A SALA DE LEITURA. E ESTAS NORMAS ESTÃO FIXADAS EM UM PAINEL, VISIVELMENTE À TODOS, PRINCIPALMENTE PARA SEREM RESGATADAS SEMPRE QUE ELAS NÃO FOREM RESPEITADAS.
SEGUEM AS 9 NORMAS:










ALGUMAS JÁ ESTÃO INTERNALIZADAS, POIS COINCIDEM COM AS MESMAS ESTABELECIDAS ENTRE O PROFESSOR REGENTE DE SALA E OS ALUNOS. OUTRAS AINDA ELES RESISTEM EM SEGUIR, MAS AOS POUCOS CHEGAMOS LÁ, LEMBRANDO QUE A SALA DE LEITURA NÃO TEM NEM 1 ANO DE EXISTÊNCIA, E, ADEQUAÇÕES SÃO SEMPRE NECESSÁRIAS.

sexta-feira, 18 de março de 2011

DIAGNÓSTICO

Base de dadosPeríodo de realização: Novembro / Dezembro 2010

Objetivo 
ê avaliar o gosto pela leitura, onde se dá essa prática, o tipo preferencial dos alunos; se sua prática é uma questão de gênero e faixa etária, conforme ano/ciclo;
ê contribuir na elaboração de propostas para a Sala de Leitura, inseridas no Projeto Pedagógico da UE;
ê contribuir na elaboração dos planos de trabalho de Leitura com foco em aprendizagens que contribuam para o desenvolvimento de comportamento leitor dos alunos.

A filtragem dos dados na planilha eletrônica possibilita, dentre outros itens, avaliar:
ê  o resultado individual ou da classe do nº de alunos em relação aos itens propostos;
ê  a escolha de modalidades escritas/orais que possam despertar o interesse pela leitura dos diversos gêneros e esferas de circulação de acordo com cada ano/ciclo;
ê  se a modalidade escrita/oral a ser trabalhada envolve toda a sala ou um pequeno grupo de alunos;
ê  a necessidade de orientação individualizada ao aluno;
ê  o perfil das sala em relação às outras;
ê  o perfil da escola;
ê  reavaliar o plano de trabalho por Ciclo, por ano do ciclo;
ê  outros...

Observação:
Um dado relevante para a análise dos dados do diagnóstico foi o nível baixo da proficiência leitora em algumas séries, o que dificulta o acesso ao acervo e impossibilita a participação de alguns alunos nas aulas da sala de leitura, inclusive o interesse pelo empréstimo de livros.

Metas baseadas nos dados coletados

ELEVAR de 10 a 25%
A PROFICIÊNCIA LEITORA DOS ALUNOS

Etapas:

1. RODA DE CONVERSA
·  Refletindo sobre o quanto o aluno gosta de ler, o melhor lugar para se praticar a leitura e a preferência de leitura do aluno da nossa escola, elaborei as seguintes questões com opções de respostas como roteiro de entrevista;

Você
  gosta de ler?
Onde você
lê mais?
O que você
  mais gosta de ler?
M   = MUITO
P    = POUCO
N G = NÃO GOSTO
N S = NÃO SEI LER

E  = NA ESCOLA
C  = EM CASA
O = EM OUTRO LUGAR

L = LIVROS
R = REVISTAS
J = JORNAIS
G = GIBIS
O = OUTROS

● A partir das respostas coletas, devidamente anotadas em tabelas individuais de cada ano/ciclo impressas, posteriormente levamos os dados para montar no Excel uma planilha.
● Dessa forma a pesquisa pode ser realizada com a maioria dos alunos, obtendo um resultado mais próximo da realidade para ser apresentado no Projeto Pedagógico da UE.

2. ANOTAÇÕES DOS DADOS COLETADO
● Fiz as questões relacionadas anteriormente para os alunos, e anotei nas planilhas a seguir:   

NOME
M
P
NG
NS

E
C
O

L
R
J
G
O
1















2















3















4















5















6















7















8















9















10















11















12















13















14















15















16















17















18

















ENTREVISTADOS =
0
0
0
0

0
0
0

0
0
0
0
0
 
3.APRESENTANDO OS DADOS ESTATÍSTICOS GERAIS
● Agora com todos os dados no Excel, apresento os resultados por meio de gráficos gerados no próprio Excel.


 4.CONCLUSÃO
Agora com todos os dados no Excel, apresento os resultados constatando o seguinte:
● dos 295 alunos entrevistados apenas 4% não gostam de ler e 12% não sabem ler, enquanto 20% gostam pouco de ler e 64% gostam muito de ler;
● desse mesmo total de alunos entrevistados 46% lêem mais na escola e 54% lêem mais em casa;
● quanto ao gosto pela leitura dos alunos entrevistados 4% preferem a leitura de jornais, 4% a leitura de revistas, 39% a leitura de livros e 53% dão preferência aos gibis.
         Com todos os dados formalizados, concluo que os referidos alunos necessitam de mais acesso a livros voltados a esfera literária, podendo essa carência ser suprida com a circulação do acervo da sala de leitura através de empréstimos e de leituras dirigidas pelo Professor Orientador de Sala de Leitura (POSL).